Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Curiosidades

Educação em Portugal: como funciona?

30 Julho, 2018

Ano após ano, os índices da educação em Portugal têm melhorado e se destacado na Europa e no mundo. Tanto as escolas públicas quanto as privadas possuem qualidade no ensino, dada a eficiência e boa formação de seus alunos.

Para os brasileiros que querem mudar-se para o país com os filhos, a educação se mostra ainda mais atraente devido a semelhança da língua, que facilita a adaptação das crianças a uma nova cultura.

Confira nosso artigo e entenda, em detalhes, como funciona o sistema de ensino, obrigatoriedades e curiosidades sobre a educação em Portugal!

Como se divide a educação em Portugal?

A educação em Portugal é garantida a todos por lei. Assim como no Brasil, ela conta com a divisão em três partes bem distintas do sistema de ensino. São elas: o Ensino Básico, o Ensino Secundário e o Ensino Superior.

Os Ensinos Básico e Secundário são obrigatórios para todos os jovens e conta com 12 anos de formação no total, sendo o Secundário correspondente ao Ensino Médio brasileiro. A seguir, explicamos em detalhes como se dividem todas as três etapas do sistema de educação português.

Ensino Básico e Ensino Secundário

Em Portugal, é possível que a criança passe a frequentar a pré-escola desde os 4 anos. No entanto, é obrigatório apenas que o aluno complete os ciclos de Ensino Básico e Secundário. Eles se iniciam quando a criança completa 6 anos e vai até que ela complete os 17 ou 18 anos.

O Ensino Básico é dividido em três ciclos:
– 1º ciclo: compreende o 1º, 2º, 3º e 4º anos;
– 2º ciclo: compreende 5º e 6º anos;
– 3º ciclo: compreende 7º, 8º e 9º anos.

Cada ciclo possui um objetivo específico quanto ao desenvolvimento da criança. Enquanto o primeiro ciclo se ocupa em desenvolver fala, escrita e leitura, compreendendo o período dos 6 aos 10 anos de idade, os segundo e terceiro ciclos estão focados, segundo a Lei de Bases do Sistema Educativo, em realizar a formação humana, artística, física e esportiva do aluno. O terceiro ciclo ainda se encarrega de orientar o aluno para a área profissional desejada, que será desenvolvida no Ensino Secundário.

Já no Ensino Secundário, o aluno será direcionado a cursos profissionalizantes que já o preparam para entrar no mercado de trabalho, ou será direcionado a cursos que o orientam para o ingresso no Ensino Superior. Isso torna a educação em Portugal mais flexível e mais aberta às decisões do aluno, quer ele opte pela continuidade no Ensino Superior, quer escolha ir diretamente para o mercado de trabalho.

Ensino Superior

O Ensino Superior em Portugal se destaca internacionalmente. Várias universidades portuguesas estão entre as mais antigas do mundo ainda em funcionamento, como a Universidade de Coimbra.

Em Portugal, o Ensino Superior divide-se em Licenciatura, Mestrado e Doutoramento. Desde que Portugal aderiu ao Tratado de Bolonha, assinado por trinta países, aderiu a determinação de que os cursos de Ensino Superior teriam a duração total de seis semestres, ou três anos.

Em seguida, o Mestrado dura em torno de um ano e meio a dois anos e o Doutoramento (ou Doutorado) dura cerca de mais três anos.

Ensino privado ou ensino público

A educação em Portugal conta com várias diferenças fundamentais se comparada a educação brasileira. Enquanto no Brasil o ensino público é gratuito, em Portugal ele é pago assim como o ensino privado. No entanto, o valor a ser pago no ensino público vai depender da remuneração dos pais, tendo, assim valor variável.

Também é importante ressaltar que ambas as modalidades de ensino apresentam ótima qualidade e são igualmente reconhecidos.

Curiosidades sobre o Ensino em Portugal

A educação em Portugal é considerada uma das melhores do mundo, contando inclusive com escolas modelo que servem de exemplo para o ensino em vários países.

Além disso, a educação em Portugal é uma das poucas que melhora a cada ano na Europa, segundo dados do Relatório Educacional PISA e os professores do país também estão entre os mais bem pagos da OCDE.

Gostou de saber mais sobre a educação em Portugal? Assine nossa Newsletter e tenha sempre as últimas informações sobre relocation e estilo de vida no país!

Newsletter Why

Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?