Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

Lifestyle Relocation

Trabalhar em Portugal: saiba como!

27 Agosto, 2018

Para quem pretende se mudar, entender como ter um emprego e trabalhar em Portugal pode ser fundamental. Existem muitas facilidades ao optar pelo país lusitano já que as barreiras da língua e da cultura são facilmente superadas.

No entanto, é importante entender exatamente como funcionam as regras para se conseguir um emprego antes de cruzar o Atlântico. Aqui, contamos tudo que você precisa saber para trabalhar em Portugal! Vamos lá?

Perspectiva de emprego em Portugal

Apesar de ser um país que recentemente saiu da crise que assolou a Europa há poucos anos, Portugal tem demonstrado números animadores de empregabilidade. A idade avançada de boa parte da população também tem feito muitas vagas surgirem no mercado, visto que há mais idosos do que jovens no país.

Um diploma pode fazer toda a diferença

É importante ressaltar que ter um bom diploma de Ensino Superior pode fazer toda a diferença para trabalhar em Portugal. Lá, o mercado está sempre em busca de mão-de-obra especializada.

Além disso, ao se mudar para Portugal, você estará concorrendo com centenas de outros candidatos portugueses muito bem qualificados e é preciso mostrar um diferencial.

Fique de olho nos profissionais mais requisitados

Ficar por dentro do que o mercado mais tem buscado também pode fazer toda a diferença na hora de escolher trabalhar em Portugal. Segundo um estudo da consultoria Hays, o top 3 de profissões mais requisitadas são os profissionais do comércio, engenheiros e diplomados em tecnologia da informação (TI).

Claro, existe lugar para outras áreas, mas é sempre bom pesquisar e se informar corretamente! Assim, você não se depara com surpresas e entende melhor como o mercado funciona.

Salário para trabalhar em Portugal

O salário mínimo em Portugal está atualmente fixado em 580 Euros. No entanto, assim como no Brasil, esse é o salário estipulado como mínimo pelo governo e a remuneração pode acabar sendo mais alta ou mais baixa que essa.

Claro, aqueles que são diplomados ou estão entre os profissionais mais requisitados certamente conseguirão salários melhores. Considere esses valores antes de se mudar e entenda também se ele se adequa e cobre seu custo de vida no país.

Trabalho por contrato ou recibo verde

Para trabalhar em Portugal, normalmente são oferecidos dois tipos de relação trabalhista: o contrato e o recibo verde. O contrato oferece ao trabalhador uma série de benefícios como vale alimentação, vale transporte, direito a férias, muito parecido como o regime da CLT no Brasil. Por outro lado, aquele que trabalha a recibos verdes possui a mesma flexibilidade de um autônomo no Brasil, como um MEI, por exemplo.

Trabalhar sob um regime ou outro pode depender tanto do empregador quanto do próprio profissional, mas é importante se certificar de que seus direitos (e deveres) são sempre assegurados.

Como procurar emprego em Portugal

Existem várias maneiras de procurar um emprego para trabalhar em Portugal. Assim como no Brasil, existem diversos meios na internet para entender como está a demanda e aplicar para o emprego desejado.

Vários sites disponibilizam vagas de emprego para diversas áreas, como

E muito mais! É interessante fazer uma boa busca por todos eles, comparando valores e detalhes das vagas.

O uso do LinkedIn
Diferente do Brasil, países europeus levam mais a sério o uso de redes sociais profissionais como o LinkedIn. Lá, também é possível encontrar diversas vagas de emprego, além de oferecer a oportunidade de construir uma rica rede de contatos sérios.

Por isso, lembre-se de investir em uma boa presença na rede social o quanto antes e construir uma rede de contatos de confiança. Eles podem ser a ponte entre você e seu emprego dos sonhos em Portugal!

Assim como em qualquer lugar do mundo, é preciso esforço na busca por boas oportunidades para trabalhar em Portugal. Aproveite para saber mais sobre Portugal acompanhando nosso blog e assinando a nossa newsletter!

Newsletter Why

Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?